De nada adianta uma boa tralha de pesca se não a isca não ajudar, desta forma sempre procuro aprender e repassar as melhores técnicas de iscar que aprendi com os pescadores mais experientes.
A intenção deste post é repassar uma técnica aprendida com o amigo George Barth para iscar com camarões inteiros e muito eficiente para os grandes peixes.
Iniciamos com a utilização da agulha para iscar, trata-se de uma agulha de uso hospitalar (Abocath), a maior que encontrar. Servirá também para outros tipos de iscada, mas falarei disso em outro momento.
Com a agulha em mãos e um camarão inteiro e sem cabeça, iniciamos a iscada. Introduza a agulha pela parte mais grossa e fazendo sair na extremidade da cauda conforme figura abaixo.
O próximo passo é puxar a linha e fazer o camarão deslizar pela agulha até passar completamente por todo o anzol.
Dica do amigo GBarth do Pesca de Praia Brasil em resposta a uma pergunta no fórum de debates técnicos.
"Uma vez colocado a ponta do anzol no orifício da ponta da agulha, você estica a linha com certa tensão e a segura junto ao corpo de plástico da agulha, com o auxílio dos dedos indicador e polegar da mão.
Feito isso, com o conjunto agulha - anzol - pernada sob tensão, basta transferir a isca da agulha para o anzol .... Como? Empurrando a isca com os dedos polegar e indicador da outra mão, percorrendo o caminho inverso até entrar completamente no anzol. "
Na figura abaixo podemos ver o anzol todo transpassando o camarão.
Agora só falta passar o fio elástico para segurar a isca no anzol, na figura abaixo podemos ver que começamos pela cauda da isca e vamos enrolando até a outra extremidade. Cuide para que a apresentação da isca fique a melhor possível então passe o elástico no intervalo das patas para deixá-las livres.