domingo, 4 de outubro de 2015

Canasvieiras - Ponta do Morretes Florianópolis SC

Bem pessoal, começamos a explorar os pontos de pesca de Florianópolis, e coloco essa primeira experiência nesta postagem. Espero que este relato ajude quem estiver passando por Canasvieiras, essa praia tão famosa de Florianópolis-SC.

Como chegar:

É só chegar em Florianópolis atravessar a ponte e tomar a direção do norte da ilha. Seguindo até o final da SC 401 você chegará a praia de Canavieiras. O local é muito movimentado no verão, já no inverno é calmo e você pode conseguir ótimas pousadas com preços atrativos.

Como exemplo tem a pousada Petit Praia Hotel, do saudoso Sr. Pedro, pessoa incrível que vai fazer sempre muita falta, e  que na primeira vez me recebeu com carinho indicando os locais  prováveis de boas pescarias. A sua esposa e seus filhos continuam recebendo a todos com muita atenção e dedicação.

Av. das Nações, 291, Canasvieiras, Florianópolis, CEP 88054-010, Brasil Telefone:(48) 3266-0723

Nesta estada, encontramos o pessoal do Clube de pesca Linha Fina, que estavam participando de um torneio e puderam comer um peixe frito bem fresquinho na pousada do seu Pedro.

Vamos a pesca então.

Tivemos duas indicações de locais em Canasvieiras, a primeira no Trapiche, que deixamos para a próxima vez devido a grande fluxo de pessoas que estavam pescando ali.

A segunda opção foi então na Ponta, onde tem muitas pedras e poucos banhistas. O lugar é muito tranquilo para pescar, a única dificuldade é que as Pedras atraem muitas pessoas para tirarem fotos.

Tem uma loja de pesca no caminho do pesqueiro caso falte algum equipamento. Na frente da pousada tem um fruteira, o Sacolão de frutas, que tem uma peixaria onde podem ser comprados os camarões para isca. Segue algumas imagens do local, o carro fica estacionado numa rua a uns 50 metros de onde armamos a tralha.

Até pensamos em pescar nas pedras, mas como era a primeira vez decidimos experimentar na areia mesmo. Então montamos os equipamentos e para suporte das varas utilizamos canos de PVC que é muito fácil de transportar no carro, pois estávamos em viajem e então quanto menos volume melhor.

A Mari começou os trabalhos com um double de xáreus ou manezinhos como os nativos chamam

O Local se mostrou muito bom, com bastante diversidade de peixes, pegamos dois quilos de peixes como betaras pretas e brancas, e soltamos muitos pequenos entre eles gordinhos, cocorócas, entre outros.

Bem pessoal, espero que tenha ajudado, vale a pena voltar nesse pesqueiro. Boa sorte e linha n'água.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Vários tipos de iscas e fotos das iscadas

Mais um vídeo garimpado na internet, desta vez achei na página do Facebook TECHNIQUE PECHE https://www.facebook.com/techniquepeche?ref=ts&fref=ts.

Apresenta vários tipos de iscas e iscadas através de fotos em forma de apresentação de slides.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Iscando sardinha inteira ou em pedaços e isca viva

Visualizei este vídeo em uma mídia social uma comunidade francesa "tout savoir sur la Pêche" ou "tudo sobre pesca"e como achei interessante compartilho o acesso com vocês.

Trata-se de um vídeo que ensina diversas maneiras de iscar com sardinha e também com peixe vivo. Além de mostrar algumas configurações de chicotes e anzóis utilizados em conjunto para facilitar a fisgada.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Como escolher uma vara de pesca

Matéria extraída do fórum Pesca de Praia Brasil, escrita pelo nosso colega Jose Roberto Leite Carrasco

COMO ESCOLHER UMA VARA DE PESCA?
Como é um dos componentes de maior importancia de nosso equipamento, vou tentar de uma maneira simples e objetiva, demonstrar as caracteristicas importantes que podem ajudar na escolha de uma vara de pesca.
Hoje em dia os fabricantes usam diferentes matérias-primas para fabricação de varas. As ligas de carbono permitem que elas sejam cada vez mais leves e resistentes.
Os blanks mais modernos têm, na composição, tipos de carbono de alta tecnologia, denominados IM 6, IM 7, IM 8, HM, etc., que são expressões matemáticas usadas para especificar o grau de dureza do grafite. Quanto maior este número maior será o grau de rigidez, somadas aos processos de fabricação extremamente técnicos e precisos.

Começamos com as Unidades mais usadas para ajudar em nossas definições:

1’ ft (pé) = 30,48cm = 12”polegadas
1” (polegada) = 2,54cm
1 lb (libra) = 453,59gramas
1 oz (onça) = 28,35gramas

Conhecer as partes de uma vara de 3,90m com dimensões padrão.
Imagem

Vou colocar 6 características importantes para escolha de nosso equipamento.

1- Aplicação.
2- Comprimento
3- Peso
4- Potencia
5- Resistência
6- Rigidez

1- Aplicação:
Em primeiro lugar precisamos ter certeza se vamos usar a vara com molinete ou carretilha e qual será a finalidade de nosso equipamento, pois são inúmeras as aplicações, Pesca de Praia, Costões, Embarcadas, etc., mudando totalmente suas características.
Não adianta decidir dentro da loja, pois é lá que ficamos mais perdidos ainda, pois a variedade é enorme, telescópicas, 2 ou três partes, leves, baratas e caras $$$.
Pesquise e se informe antes da decisão.

2- Comprimento:
Definida a aplicação começamos a caracterizar nosso equipamento pelo seu comprimento.
Esta característica já começa a interagir com alguns fatores importantes, arremessos longos, médios, pesca de beira, estatura do pescador, etc.
Existem muitos comprimentos já padronizados no mercado, geralmente especificados em pés e polegadas.
Ex.:
9’ 0”pés = 2,74m,
11’ 0”pés = 3,35m

3- Peso
A leveza e o conforto estão também entre as principais características, principalmente levando-se em consideração os materiais aplicados atualmente na fabricação dos blanks como: fibras de vidro, boron, epóxi, grafite, fibra de carbono, e fibras mistas de carbono e kevlar. O principio é básico, quanto mais leve for o conjunto menos cansa. Como exemplo, em um só dia de pesca de praia, pode-se arremessar em torno de 50 a 60 vezes por caniço.

4- Potência:
Podemos definir como sendo a capacidade de força que as varas suportam para trabalhar a carga de lançamento.
Geralmente as referências encontradas são do tipo Casting Weith ou Cast WT 80 – 170g. Sendo que neste caso o caniço terá seu melhor desempenho com cargas (chumbo/isca) pesando entre 80 a 170gr.
Para não se trabalhar no limite das especificações e também não arriscar pela qualidade do caniço, costuma-se adotar a média entre o mínimo e o máximo casting.
Exemplo: 80gr + 170gr = 250gr / 2 = 125gr seria o limite ideal para esse tipo de caniço.

5- Resistência:
Basicamente a resistência, corresponde à força que a vara pode suportar adotando-se sua medida em libras. De preferência a resistência da vara deve ser maior do que a resistência da linha e o peso dos peixes a serem pescados.
Tomaremos como exemplo uma vara com resistência de 8 a 14lb (3,628 a 6, 350 kg), isso equivale ao uso de linhas entre 0,27 a 0,35mm, se usarmos linhas acima da bitola 0,35mm corre o risco do caniço estourar antes do que a linha. Imagine amarrar a ponta do caniço em um ponto fixo com uma linha dentro da especificação da vara, envergando ao máximo, a linha deve se romper antes do que a vara. É no fator resistência das varas e das linhas que entramos com a regulagem de embreagem dos molinetes, garantindo a segurança do material.

Segue as classificações padronizadas de ação das varas baseadas em suas resistências:
UL - (Ultra light = Ultra leve) - Para conjuntos com peso de 1/32 a 1/4 oz (0,88 a 7,08 g) e linhas com resistência de 2 a 8 lb (0,907 a 3,628 kg).
L - (Light = Leve) - Para conjuntos com peso de 1/16 a 3/8 oz (1,77 a 10,63 g) e linhas com resistência de 4 a 10 lb (1,814 a 4,536 kg).
ML - (Medium light = Média a leve) - Para conjuntos com peso de 1/8 a 1/2 oz (3,54 a 14,17 g) e linhas com resistência de 6 a 12 lb (2,721 a 5,443 kg).
M - (Mediun = Média) - Para conjuntos com peso de 1/4 a 5/8 oz (7,08 a 17,71 g) e linhas com resistência de 8 a 14 lb (3,628 a 6,350 kg).
MH - (Mediun heavy = Média pesada) - Para conjuntos com peso de 3/8 a 1 oz (10,63 a 23,35 g) e linhas com resistência de 10 a 20 lb (4,356 a 9,072 kg).
H - (Heavy = Pesada) - Para conjuntos com peso de 1/2 a 1 e 1/2 oz (14,17 a 42,52 g) e linhas com resistência de 12 a 25 lb (5,443 a 11,340 kg).
XH - (Extra Heavy = Super pesada) - Para conjuntos com peso de 3/4 a 3 oz (21,26 a 85,05 g) e linhas com resistência de 17 a 30 lb (7,711 a 13,608 kg).

Obs.: Podem ocorrer variações conforme o fabricante .

6- Rigidez:
A rigidez indica a envergadura da vara de pescar, em função da força que é aplicada. Desta forma podemos definir se o equipamento é de ação ultra rápida, rápida, media/moderada ou lenta. Assim sendo varas de pescar com a mesma resistência podem ter diferentes ações.
Podemos também dizer que a ação de rigidez da vara de pesca diz respeito à velocidade com que o blank (corpo da vara) se recupera, ou volta à sua forma normal, quando flexionada. Está também relacionada com o tamanho e o peso das iscas que se vai usar.

Segue as ações padrão baseadas na rigidez dos caniços:
Ação Extra-Rápida (X-Fast Action): dobra o primeiro ¼ da vara, na parte da ponta.

Ação Rápida (Fast action): dobra o primeiro 1/3 da vara

Ação Média ou Moderada (medium action): dobra cerca de metade da vara

Ação Lenta (slow action): dobra progressivamente a vara inteira
Imagem

Todas as Ações ao mesmo tempo em uma vara:

Exemplos de Especificações Técnicas:

Considerações:
Após analisar a finalidade e as características que se propõe a vara de pesca podemos partir para sua compra, não esquecendo a qualidade, pois a beleza, pinturas, cromos, podem esconder a fiel qualidade do material.
Não costumo indicar modelos específicos para quem esta começando, mas sim que o barato muitas vezes acaba saindo caro, portanto quando nos propomos a iniciar ou mesmo mudar de material, sou favorável as marcas mais tradicionais no mercado Sumax, Argus, Albatroz e as top de linha Daiwa e Shimano,
Feito isso podemos partir para o molinete ou carretilha completando um conjunto que nos proporciona confiança e boas pescarias.

_________________
Jose Roberto Leite C a r r a s c o
<o)))><..A Pesca esta no Sangue..><(((o>

Material para Pesca de Praia

Matéria extraída do fórum Pesca de Praia Brasil, escrita pelo nosso colega José Roberto leite Carrasco

MATERIAL PARA PESCA DE PRAIA

INTRODUÇÃO:
Nosso maravilhoso litoral brasileiro possui 7.367km de extensão, com inúmeras praias, falésias, mangues, dunas, recifes, baías, restingas etc., enfim cartões postais para a prática da Pesca de Praia.
Durante praticamente o ano inteiro o litoral brasileiro possui condições favoráveis à Pesca e a Navegação.
Essa matéria tem por objetivo exemplificar com maior riqueza de ilustrações e detalhes, tipos de materiais e acessórios aplicados em nossa Pesca de Arremesso de Terra-firme ou Pesca de Praia.
Existem variações nas categorias e estilos de cada pescador, fazendo com que se adapte aos diversos tipos de material desenvolvido para os objetivos que se quer atingir nesse nosso extenso litoral.

• LICENÇA DE PESCA AMADORA:
O Pescador Amador tem por objetivo sempre respeitar às leis naturais e vigentes nas varias regiões do Brasil, obedecendo as medidas mínimas nas capturas (Portaria do IBAMA No.53/05), com muita consciência no exercício da Pesca de Praia.

Imagem

Segue abaixo uma colaboração para os amantes da Pesca de Praia e demais visitantes, sobre alguns materiais utilizados que podem servir como referencia ou sugestão para a prática da modalidade.

MATERIAL:

• Porta Varas e Acessórios:
Sempre é um fator importante nas pescarias a maneira como guardamos e carregamos nossas varas e acessórios, portanto fica a sugestão de transporte em bolsas separadas.
Alem de guardarmos nossas varas no Porta-Varas, o ideal seria se todas tivessem com suas capas, principalmente varas de 2 ou 3 partes, protegidas separadamente, assim evitamos riscos e arranhões causados pelo atrito entre os passadores e os blanks das varas.
Os calões, tubos e guarda-sol devem ser transportados em Bolsas separadas.
Dica: É aconselhável uma leve lubrificação nos zíperes para se evitar corrosão ou ressecamento em caso de plástico.

• Bolsa de Pesca:
Alem dos Porta Varas e Acessórios, também é muito importante aquela bolsa ou mochila apropriada, geralmente com vários compartimentos e bolsos, escolhidas por cada pescador para levar seus molinetes, panos, capas de chuva e demais itens que fazem parte da pesca de praia.
Não devemos esquecer que a vida útil de nossos materiais depende muito da organização, limpeza e proteção, tanto no transporte como na manutenção após as pescarias.
Dica: Da mesma maneira é aconselhável uma leve lubrificação nos zíperes para se evitar corrosão ou ressecamento em caso de plástico.

Imagem

- Sugestão de Material a ser transportado nas bolsas de praia:
Dica: Nunca carregue material sem proteção mesmo dentro das bolsas, pois o atrito ou mesmo uma pancada poderá danificar molinetes e seus espalhadores.

1-Molinetes em suas capas
2-Porta Anzóis
3-Capas de Chuva
4-Protetores Solar / Repelentes
5-Bonés
6-Panos, esteira, embalagens
7-Alicate Balança

• Caixa de Pesca:
Também é uma particularidade de cada pescador conforme sua necessidade no transporte de acessórios menores, como anzóis, chumbadas, giradores, enfim tudo que utilizamos de forma organizada em seus compartimentos e a disposição para uma eventual troca ou substituição.
Dica: É aconselhável uma leve lubrificação nas partes metálicas das caixas, como dobradiças, parafusos, cupilhas e fechadores.

Imagem
Caixa Multibox com 6 bandejas e subdivisões ajustáveis.

- Sugestão de Material a ser transportado nas Caixas de Praia:
Dica: Na medida do possível procure manter a Caixa de Pesca longe da areia, ou bem protegida, evitando assim possíveis incidentes desagradáveis como quedas e corrosão prematura de seu conteúdo.

1-Carretel com Arranque pronto na medida
2-Iscas Artificiais, Sacador de Anzol2, Bóia Panaguaius, cortador2
3-Arranque Progressivo SunLine
4-Anzóis e Linha para Panaguaius
5-Acessórios para Secretaria de Praia (usado durante a pesca)
6-Chumbadas Medalhão, Chumbada Prancha (Panaguaius), gota e pirâmide 30g
13-Chumbada Diversas
14-Alicates reserva
15-Acessórios para confecção de Chicotes
16-Anzóis Gamakatsu Bannosode, Isumedina, Kaizu, Nijimasu, etc.
17-Anzóis Chinu 2, 10
18-Anzóis Gamakatsu Hansure, Akita e Sode
19-Linha Flurcarbon
20-Miçangas

• Molinetes:
Por definição é o equipamento que se acopla a vara de pesca com a finalidade de armazenar linhas de diversas bitolas e procedências, sempre formando um conjunto equilibrado e que se adapta a cada tipo de pesca e/ou pescador, sempre em conjunto com as varas de pesca é o equipamento muitas vezes de maior valor e importância na Pesca de Praia.
Em plena evolução, hoje é encontrado de diversas marcas, preços e aplicações conforme a categoria e finalidade de cada pescador.
Devemos na medida do possível balancear nosso conjunto para tiramos o maior rendimento possível em sua aplicação, criando assim a confiança no trabalho da Pesca de Praia.
Dica: Por ser muitas vezes o equipamento de maior valor na PDP, com muitas partes metálicas, sofrendo com a ação direta e constante da maresia, devemos sempre ter cuidados especiais após as pescarias, com uma boa lavagem com produtos neutros, secagem e lubrificação adequada se necessário.
Coloquei alguns exemplos de molinetes de diversos tipos e valores, começando por modelos:

Surfcasting Tops de Linha:

Surfcasting Tradicionais:

Alguns Modelos para Média e Curta Distancia:

• Varas:
É o equipamento básico para Pesca de Praia devendo ser a princípio estudado em suas diversas categorias e aplicações.

Como já foi dito deve formar um conjunto balanceado com o molinete para a melhor adaptação tanto do pescador quanto a modalidade que se pretende praticar.
Também em plena evolução, podemos encontrar varas de pesca, telescópicas ou de 2 ou 3 partes, para todas as finalidades, marcas, preços e principalmente de diversos tipos de material, como a fibra, o carbono, já se falando até do Kevlar para a nova geração.
Dica: Por ser muitas vezes o equipamento de maior valor na PDP, também sofrendo com a ação direta e constante da maresia devemos sempre ter cuidados especiais após as pescarias, com uma boa limpeza e secagem, principalmente nas partes metálicas, como passadores e prendedores.
Coloquei alguns exemplos de varas, começando por modelos:

Surfcasting Tops de Linha:

Surfcasting Tradicionais:

Surfcasting Tradicionais e algumas telescópicas:

• Porta Anzóis:
Quem gosta de dar aquele nó nos anzóis de pata em plena praia, principalmente na hora que bate o cardume ou estamos a todo vapor na praia, pensando nisso e também na rapidez e facilidade nas trocas de anzóis podemos utilizar mais esse acessório para a Pesca de Praia, principalmente nos torneios de pesca, pois o tempo nas trocas e manuseio da tralha é um fator muito importante.
Dica: Manusear somente o anzol que será utilizado para substituição para que os demais não tenham contato com a maresia ou os dedos com sal, etc.

Imagem
1-Tubo de PVC 800mm x dia.4”.
2-Tampa
3-Tubo de PVC 700mm x dia.1 ½” (recortes na base – fita adesiva proteção)
4-Snap grande fixador da tampa
5-Anzóis Rígidos (Nijimassu, Maruseigo, Chinu)
6-Anzóis Hansure
7-Anzóis Menores (Akita, Sode, Hansure 4, etc.)
8-Números e Marcações

• Calões de Praia:
Como tudo na pesca de praia, não seria diferente a evolução das antigas esperas de PVC lisas e muitas vezes até sem o parafuso limitador de profundidade, quando colocávamos a vara ela descia até o pé do molinete, sendo que os mais antigos chegavam até a fincar a própria vara na areia ou ficar com ela na mão, isso na época dos varões de bambu ou varas de fibra de vidro maciça.
Vejam a importância desse item e sua evolução, hoje em dia já existem calões totalmente de alumínio, alguns acoplados as bandejas, outros separados com acabamento de primeira e proteções de borracha em suas bordas para não danificar os blanks das varas.
Dica: Lavar pelo menos com água doce após as pescarias e lubrificar partes sensíveis a maresia.

1-Guarnição de borracha
2-Tubo de PVC 300mm x dia.2”.
3-Perfil de Alumínio 1 x 1 x 1/8”
4-Ponteira Chanfrada 45graus
5-Tubo de PVC Marrom 400mm x dia.2”, parede grossa (reposição)
6-Perfil de Alumínio 1 ½” x 1 ½” x 1/8”

• Secretária de Praia:
Qual pescador que não gosta de ter sua própria “Secretaria” para auxiliar com os acessórios durante a pescaria.
Como os demais acessórios a Secretaria de Praia se tornou um item muito importante nas pescarias.
Existem hoje em dia inúmera versões, algumas compradas, outras adaptadas, chegando à riqueza de detalhes muitas vezes feitos de maneira artesanal para se adaptar a necessidade de cada pescador.
Segue um exemplo de Secretaria que utilizo nas pescarias de praia.
Dica: Por ser de fórmica, com dobradiças e parafusos de inox, pode ser lavada a vontade e sua durabilidade é muito boa.

1-Bandeja Articulada em Fórmica Branca 300 x 200mm
2-Tubo de PVC Marrom 1,30m x dia. 2”
3-Luva PVC Rosca ext. / cola – dia. 2”
4-Flange PVC rosca int. 2”
5-Dobradiça de Aço Inox
6-Espuma de Proteção
7-Arame de inox (pendurar chicotes)

- Sugestão de Itens para utilização na Secretaria de Praia durante a pescaria:

Imagem
1-Área para iscas/ preparação (Espuma absorvente)
2-Gabarito 20 cm
3-Alicate de Bico (Inox)
4-Tesouras (2)
5-Miçangas (fixação de pernadas)
6-Chumbadas Reserva (3 tipos)
7-Faca
8-Recipiente Sal Grosso
9-Sacador de Anzol
10-Cortador
11-Bóia de Panaguaiú
12-Elastricot (2)
Obs.: Pano, Trena, Alicate Balança

• Caixas Térmicas para alimentos e bebidas:
Existem no mercado diversos tipos de caixas de isopor como também caixas térmicas de diversas capacidades, após algum tempo usando as famosas caixas de isopor resolvi comprar as térmicas, por serem mais resistentes, enquanto que as de isopor são muito mais sensíveis a quebras, cheiro e furos causados até pelas barbatanas de camarões e pescados.
Dica: Após a pesca, lavar, secar e guardar as Caixas sem tampas para não absorverem odores.

• Caixas Térmicas e recipientes para iscas:
São caixas térmicas com menores capacidades para acondicionar recipientes de alumínio com iscas variadas.
É aconselhável que os recipientes sejam de alumínio, pois são mais apropriados a transferência de temperatura, não é recomendado deixar as iscas entrarem em contato com o gelo ou a água proveniente do descongelamento, pelo fato de que pode ser água clorada, etc.
Ultimamente estou adotando o uso de pequenos saches de gelo em gel, pois são reutilizáveis e pela sua especificação conseguem manter mais tempo a temperatura adequada e não produzem água.
- Para maior eficiência os saches de gelo em gel deverão retornar para o freezer e não geladeira.
1-Caixa Térmica 9L
2-Caixa Térmica 6L
3-Recipientes de Alumínio para Isca (Marmitas)
4-Saches de Gelo em Gel
5-Caixa Térmica 9L com Iscas e Gelo em gel (Montada)
6-Caixa Térmica 6L com Iscas e Gelo em gel (Montada)

• Balde:
Geralmente tem a capacidade de 20L, é um acessório meio desajeitado para se carregar, mas atualmente alguns modelos já são desenvolvidos de lona para melhorar no transporte.
Item opcional para a conservação das peças capturadas o mais tempo possível in natura, ou mesmo as que serão devolvidas, na pratica do Pesque e Solte, após a recuperação do stress do peixe.
Recomendo o uso de Baldes com alça plástica, inox ou galvanizada, com tampa, pois a corrosão age rapidamente nas alças metálicas, enquanto que a tampa ajuda a manter os peixes no balde, pois betaras, pampos, panaguaius e outros costumam saltar do balde para areia e muitas vezes não percebemos.
Dica: Após a pesca, lavar, secar e guardar o Balde sem tampa para não absorver odores.

• Considerações Finais:
Espero ter colaborado com todos pescadores, experientes ou iniciantes, que precisam ter um material de consulta para inicialização, referencia ou check list na Pesca de Praia.
Mais uma vez agradeço pela oportunidade de dividir com todos os aprendizados dessa grande Escola chamada Pesca de Praia.