sábado, 31 de dezembro de 2011

Tainhas assadas no forno

Por Marilda Ghellere

Esta é uma receita que minha mãe, Zenaide, fez aqui na Praia do Rincão:

Ingredientes:
2Kg de tainhas limpas, abertas  e sem escamas;
3 tomates;
3 cebolas de cabeça;
3 batatinhas inglesas;
Suco de 2 limões;
Orégano;
Sal;
Pimenta;
Azeite de Oliva.

Modo de Fazer:
Tempere as tainhas inteiras com sal e pimenta a gosto e reserve.
Unte uma forma refratária,  descasque as batatas e corte em rodelas. Coloque rodelas de batatinha no fundo da forma para que as tainhas não grudem na forma e fiquem suculentas. Arrume as tainhas na forma colocando-as de lado como na foto a seguir.


Esta receita foi acompanhada por arroz e moranga refogada e foi o maior sucesso! 
Corte os tomates, cebolas e demais temperos e  misture  com o azeite de oliva e recheie as tainhas.  Asse em forno médio até ficarem douradas.


Esta receita foi acompanhada por arroz e moranga refogada,  foi o maior sucesso! 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pescando Tainha nas balsas do Rio Araranguá

Fomos pescar algumas tainhas em uma das balsas que tem ao longo do Rio Araranguá. Para quem vem pela BR 101 a estrada que leva ao rio fica a dois kilometros antes de Maracajá para quem vem de Araranguá. Para quem vem de Içara também pela BR 101 fica logo depois de Maracajá. Existem outros acessos mas este já serve como posicionamento para localização.

 
Meu sogro tem uma balsa em sociedade nos "Eucaliptos" como o pessoal chama o local do primeiro lote de balsas, mas desta vez fomos pescar em uma propriedade particular onde são alugadas as balsas por R$ 10,00 por pessoa (se pegar mais de 10 tainhas). O vilarejo fica no ponto B do mapa abaixo, e ai é só perguntar onde fica a casa do senhor que aluga balsa para pescar tainhas.
 
 
 
 
 
 O visual do lugar é muito bonito realmente, e a pescaria parecia que ia ser das boas.  No dia anterior (sempre no dia anterior dá mais peixe) um pescador tinha pegado 58 tainhas, segundo o dono do local.
Pescamos poucas, o rio estava "vazando" e descia muita água doce, o que levou as tainhas mais pra perto do mar. A mordomia é grande, ao meio dia vem uma marmita na balsa (R$ 7,00) preparada pela esposa do proprietário do local.
Pescamos 13 Tainhotas, e já que existe a questão de retirar as balsas por danos ambientais cabe um alerta para os pescadores.
Pegamos uma tainha rasgada na barriga pelo uso (proibido) da garatéia na pesca do caniço com bola de ração (engôdo).  E ai não adianta reclamar pessoal,  é contra a lei e dessa forma ficamos sem justificativas contra as determinações do MP.
Em outro post a Mari vai publicar a receita para preparar estas tainhotas no forno. Um abraço a todos e boas pescarias.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Receita de Filé Peixe no Pacote

Por Marilda Ghellere

Segue uma receita deliciosa de filé de peixe. Fica muito boa com filé de cação, mas pode ser usado o filé do peixe de sua preferência.
Minha mãe está fazendo uma receita de tainha assada no forno, publico amanhã.
Ai vai...

Ingredientes :
2 tomates
2 cebolas
1 pimentao verde
azeitonas verdes picadas a gosto
salsa picada
azeite a gosto
6 files de peixe
1 copo de vinho branco seco
sal, alho e oregano a gosto


Modo de Preparo :

1. Tempere o peixe com sal, alho, orégano e vinho branco. Reserve. Pegue 06 pedaços de papel alumínio, sobre cada um, monte o seguinte pacote com os ingredientes crus: 03 fatias de batata,02 de cebola, 02 de tomate, 02 de pimentão, azeitonas e salsa picadas

2. O uso de papillote é uma técnica de preparo saudável, pois não necessita de adição de gordura. Além disso, proporciona um cozimento quase sem perda de umidade ou dispersão de aroma. Depois de pronto, pode ser servido ainda embrulhado ou fora do papel.


Informações Adicionais :
De 30 minutos a 1 hora
6 Porções


Bom apetite!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Receita Fácil de Ensopado de Peixe Espada do Alexandre

Por Marilda Ghellere 25/12/2011 
Ingredientes:

1 Kg de peixe espada cortado em postas
300 g de cebola
300 g de tomate
2 colheres de óleo
Água para refogar
Sal, pimenta, alho, tempero verde   e orégano a gosto





Modo de fazer:

Coloque metade das postas de peixe espada cortadas em mais ou menos 10 cm em uma travessa. Polvilhe sal e pimenta em uma lado das postas e coloque em uma panela com  óleo  em fogo médio para não grudar,  com a parte temperada para baixo. Polvilhe com sal, pimenta e orégano no lado em que nao foi temperado. Agora cubra com a cebola cortada em rodelas e os tomates fatiados. Coloque as demais postas de peixe espada com a parte temperada para baixo. Repita o procedimento, tempere o outro lado das postas e cubra bem  com a cebola cortada em rodelas e os tomates fatiados.
Acrescente um copo de agua para refogar, tampe a panela e leve ao fogo médio por aproximadamente 30 minutos. Salpique com tempero verde e sirva.

Bom apetite!

sábado, 24 de dezembro de 2011

Enquanto tá saindo Espadas não tem Papa Terras

Boa tarde Pessoal, Estamos na véspera de Natal e desejamos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos. Esperamos que após este período de festas tenhamos muitas fotos para postar das pescarias que faremos.

Este Peixe Espada pescamos na madrugada de terça para quarta-feira (dia 21-12) na Plataforma norte do Rincão. E o ditado sempre presente é que enquanto os Espadas estão na área não tem peixe pequeno, pois os mesmos se afastam dos predadores. E podemos comprovar esse fato, foi só parar de sair os Espadas que pegamos sete quilos de Papa Terras.



Foi tanto peixe nessa noite (isca tatuíra mole) que não foi possível limpar tudo na madrugada, então tive que terminar o trabalho na tarde de quarta depois de dormir um bom sono.

Um grande abraço a todos e ótimas pescarias neste novo ano.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Depois da chuva é que vem o peixe

Por Alexandre Gaier - 19/12/2011
E começou a chuva na plataforma, fomos buscar abrigo em uma das casinhas no "T" e esperar a chuva passar, mas é claro que os caniços ficaram em prontidão, esperando que os peixes chegassem.
Vista de dentro das casas de pesca no T da plataforma Norte praia do Rincão.
Parando a chuva ameaçou até um arco íris.
Durante a chuva os peixes se afastaram, e ninguém pegava nada, o jeito foi esperar. Ainda com um pouquinho de chuva começou o movimento, e o Jacson foi o primeiro a pegar alguma coisa, e vieram logo dois de uma vez só. Um peixe que não costuma sair muito na plataforma, e é chamado de Peixe Porco ou ainda de Peixe Burro.


Jacson e seu peixe porco fisgado na plataforma norte Rincão

Caiu a tarde e os peixes começaram a bater, o mar continuava tranquilo e o pessoal estava começando a se preparar para pescar Espadas, e realmente o dia estava próprio para isso. O Paulo já tinha colocado o seu holofote a postos para atrair as "manjubinhas", as lulas e os espadas.


Final de tarde de domingo plataforma norte Rincão

Realmente começaram a sair alguns espadas, e logo a turma toda se preparou com os equipamentos próprios para a esse tipo de pesca (outro oportunidade falaremos sobre isso).

Só que foi somente na linha de um dos pescadores que sairam dois e depois parou. Ainda saiu uma "Anchoveta" para alegria da criançada que estava com seus pais.
Anchova pescada na plataforma Norte praia do Rincão.

 Mas foi só parar de sair oa espadas que começaram a bater as Papa Terras (Betaras) e eu e meu filho o Xandinho não davamos conta de iscar, e pegamos uma boa fritada.


Betara na linha.

Meu sogro seu Vitorio foi levar um lanche e acabou ficando também, e já chegou pegando (o homem é bom na pesca). O meu amigo e vizinho Zé Carlos também se juntou a nós e garantiu o "frito".


Uma parte dos peixes na pia esperando para serem limpos.

Pescamos até as duas horas da manhã de segunda-feira e depois quando deu aquela parada fomos limpar (o pessoal costuma dizer também "consertar" os peixes, ainda não sei a origem da expressão)  os peixes e ir dormir um pouquinho que segunda é dia de trabalho.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Domingo Repleto de Emoções na Praia do Rincão

Por Marilda Ghellere - 19/12/2011

Domingo a tarde, sol quente e muitas emoções na plataforma de pesca da zona norte do Rincão. 
Quando chegamos uma surpresa! 


Nos deparamos com o 4º Arrancadão Rincão Beach, ao lado da plataforma de pesca da zona norte. Céu azul com poucas nuvens, sol forte e água convidativa. Uma combinação perfeita.


O mar, visto  da plataforma de pesca,    simplesmente fantástico!


O mar, um espetáculo a parte, um imenso lago de águas cristalinas, os surfistas estavam apreciando a paisagem e se perguntando, cadê as ondas?

 


Mas voltando a pesca. Logo no início uma surpresa, o Xandinho fisgou um bagre. Teve direito a pose para a foto e turistas do Paraná para assistir a façanha do pequeno. Ao fundo o temporal se armava e logo a chuva tomou conta da plataforma.


Mas a pescaria não terminou  aqui, a noite deste Domingo promete!

 

sábado, 17 de dezembro de 2011

Iscando com Tatuíra Mole

Olá Pessoal!

Por Marilda Ghellere - 16/12/2011 Rincão - SC

Hoje no final da tarde,  na Plataforma do Rincão Icara-SC,  a água  estava limpa,  o mar com poucas ondas, contudo tinha um forte vento norte e só estava batendo bagre como este que o Alexandre pescou.


 Ao anoitecer o vento parou e começou a dar papa terra, a isca preferida deles, hoje era a  tatuíra.


O Galego de Siderópolis que me ensinou a iscar com tatuíras, fica  essa  dica para quem ainda não conhece.  

Pega a tatuíra e na parte de trás espeta o anzol (figura 01).

Do outro lado vira o anzol e espeta novamente (figura 02).

Desta forma a tatuíra,  viva,  fica mexendo as perninhas e atraindo os peixes (figura 03).



Em seguida,  amarre com o elástico sem esmagar a Tatuíra , é importante arrebentar  o elástico sempre na parte  do anzol próximo a linha (figura 04).


Boa pescaria!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Solidão e Bojuru - RS em busca das Tainhas!

Uma vez por ano vamos em grupo para o Rio Grande do Sul, mais especificamente em uma praia na localidade de Bojuru-RS em busca de Tainhas e das Papa-Terras (Betaras) para encher o frezzer na temporada.

Como Chegar no Bojuru - RS

São 3 a 4 dias de pescaria, trabalho e diversão em uma casa de pescaria que meu cunhado Chico é sócio. Os trabalhos de cozinha e limpeza se dividem com a pesca e a canastra que é bastante disputada, e ainda sobra um pouquinho de tempo pra dormir.

Tem os que gostam da pesca de caniço (Betaras) e para isto isca é o que não falta nas praias do Bojuru, tem marisco branco rolando na praia, é só catar e partir pra pescaria.

Dica: não tente catar com as mãos se não tem prática, o corte é profundo e doloroso. Recomendo uma pá ou outra ferramenta.

Ainda tem o grupo da pesca de rede, e para isso precisamos de três pessoas no mínimo, uma para dirigir o carro e dois para lançar a rede e fazer o cerco das Tainhas. É uma pesca interessante também, se anda muito de carro na orla da praia, desde o farol caído até o farol onde mora o César, um dos melhores fazedores de rede que conheço. É uma experiência fantástica quando você está no meio do cardume de Tainhas, elas batem em você por todos os lados, e a satisfação de um cerco bem feito vem com a recompensa da rede cheia (já contamos 98 em uma passada de rede, fora as que se pega no lanço de tarrafa no meio do cerco).

Dica: Não adianta pescar muito se não tiver gelo e lugar para acondicionar, lembre de fazer gelo (garafas pet 2L são uma boa opção).



                                          Essa é a turma guerreira e sua pescaria.

E ainda na noite tem a pesca de tarrafas, onde se começa no farol caído e vai percorrendo a orla dando lanços de tarrafa em busca das papa-terras. Tem os craques da Tarrafa e os que vão de "Juntero" (juntando os peixes), e ainda o motorista que acompanha o trajeto todo para dar apoio e depois recolher a turma no final da noite.

É uma grande aventura e também uma oportunidade de descanso, porque celular não tem e televisão tampouco. Pra falar com a civilização só mesmo no bar do seu João, que também é onde buscamos apoio quando falta algum suprimento.

Quem já foi pode confirmar, abraço a todos e boa pesca!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Traíra na isca artificial INA 90 Marina Sports


Eu também não acreditava muito que pudesse pegar traíras com iscas artificiais, até que um dia meu amigo Everaldo Fabris pegou três em pouco tempo e então fui "contaminado" pela pescaria com artificiais.

Esta maravilha de traíra foi pescada pela minha esposa Mari, em uma lagoa na casa de amigos aqui mesmo em Cricúma - SC, lagoa pequena, cheia de tilápias e vejam só que surpresa.

Foi utilizada uma Marine Sports® Inna Pro Tuned 90 - Cor 34, mas eu ainda prefiro a 14, acho que é mais "pegadora" e vocês o que acham?
Pesquisei na web e esse modelo tem uma variação de preço de R$14,00 a R$ 21,00 e pode ser melhor visualizada em http://www.marinesportsfishing.com/produtos.php?action=detalhe&id=442


É só postar seu comentário e boa pescaria.

Final de Tarde na Plataforma do Rincão


Iniciamos com essa bela foto de um final de tarde na plataforma norte da praia do Rincão - Içara/SC. Um dia de mar mexido e pouco peixe, mas valeu pela companhia e os bons momentos de lazer neste lugar maravilhoso.